O burro de Miranda

Em Portugal os asininos apesar da elevada importância que sempre assumiram nas actividades rurais, foram ao longo dos séculos votados ao abandono em termos de medidas de protecção ou melhoramento sendo sempre considerados como o parente pobre dos equídeos.


O Burro de Miranda do Douro

Por variadas razões verifica-se actualmente no território nacional, uma quase total ausência de estudos e referências bibliográficas sobre o burro, sendo manifestamente impossível reconstituir o percurso que terá levado ao surgimento das variedades existentes no território nacional, nomeadamente do burro de Miranda.

Desde há décadas, que um grupo de animais com características próprias e distintas de outras raças, que terão surgido na Região Nordeste de Portugal. Este grupo de animais sobreviveu até aos dias de hoje graças à "interioridade" e pela aplicação de processos de selecção, que pela falta de directivas e apoios institucionais, decorreu sob a orientação das carências e necessidades da população rural residente nesta região. desde há décadas, de um grupo de animais com características próprias e distintas de outras raças, que terão surgido na Região Nordeste de Portugal. Este grupo de animais sobreviveu até aos dias de hoje graças à "interioridade" e pela aplicação de processos de selecção, que pela falta de directivas e apoios institucionais, decorreu sob a orientação das carências e necessidades da população rural residente nesta região.

O burro de Miranda possui características únicas que nos permitem identificar o animal. São elas:

- Pelagem de côr castanha escura com gradações mais claras nos costados e face inferior do tronco.

- Pêlo comprido e grosso.

- Orelhas grandes, largas na base e arredondadas na ponta, e com pêlo abundante.

- Cabeça volumosa.

- Focinho curto com a extremidade branca.

- Lábios grossos.

- Olhos rodeados por uma mancha branca.

- Pescoço curto e grosso.

- Peito largo.

- Estatura elevada, mais do que 1,20 m , idealmente com 1,35 m.

- Fisicamente robustos com patas grossas.

- Temperamento dócil.
 
A situação da Raça Asinina de Miranda não é excepção; o burro encontra-se em extinção na generalidade do continente europeu. A mecanização dos trabalhos agrícolas, o abandono do mundo rural e da agricultura de subsistência levou ao desaparecimento de importantes valores culturais e tradicionais.

Na região de Trás-os-Montes há a acrescentar a forte emigração para diversos países, e.g. França, da população em idade activa, que se fez sentir nos anos 60. Este facto conduziu ao envelhecimento da população, hoje com uma média de idades bastante avançada, por isso demasiado idosa para fazer a lavoura e para cuidar de um burro.

São todos estes factores no seu conjunto, que contribuíram e contribuem para o declínio actual do número de indivíduos da Raça Asinina de Miranda.